Objetivo
geral:
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Promover o desenvolvimento
pessoal e social, a autonomia e auto-estima dos alunos, buscando-se boa
convivência, solidariedade, consequentemente a redução da violência entre as
crianças e um melhor aproveitamento em
sala de aula.
Objetivos específicos:
Objetivos específicos:
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Que o grupo como um todo
consiga demonstrar maior autonomia e sensibilidade para resolver os problemas
que surgem com mais tolerância e amabilidade.
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Resgatar no ambiente
escolar, principalmente no contexto de sala de aula, a cooperação mútua, o
respeito às individualidades entre outros; entendendo que esses valores são
fundamentais para uma boa convivência e para um trabalho educativo eficiente,
eficaz e de melhor qualidade.
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Reconhecer a importância,
compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
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Vivenciar os valores universais
(solidariedade, respeito, colaboração...).
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Interagir com os outros em diferentes grupos e
diferentes situações, relatando suas ideias e respeitando as ideias dos outros.
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Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os
problemas, de forma individual e coletiva, tanto envolvendo atitudes como
conhecimento.
·
Saber ouvir os outros em
diferentes situações.
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Resolver os conflitos sem
brigar, procurando controlar sua impulsividade.
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Atuar com mais autonomia nas atividades
habituais e nas interações com o grupo, desenvolvendo as possibilidades de
tomar iniciativa e estabelecer relações afetivas e respeitosas.
Justificativa:
A falta
de disciplina dos alunos se comprova com o desinteresse aos estudos, com muitos
alunos falantes, descomprometidos, que ignoram a presença do professor, não
respeitam professores, funcionário e colegas, sem noção de limites.
Sabemos
que certos comportamentos indisciplinados estão relacionados à falta de valores
morais e que ninguém nasce indisciplinado.
O
comportamento indisciplinado resulta de inúmeras influências que a criança
recebe ao longo de seu desenvolvimento, que não estão alheias à família ou à
escola, pois o aluno participa de diferentes contextos sociais e tem diferentes
formas de aprender.
Segundo
Vasconcellos, “sempre que pensamos em disciplina, logo nos vem à mente as
ideias e limites (restrições, frustrações, interdição, proibição, etc) e de
objetivos(finalidade, sentido de limite colocado). A nosso ver, a crise da
disciplina escolar hoje está associada justamente à crise de objetivos e de
limites que estamos vivendo”.
O
aluno não consegue ter objetivos em relação aos estudos, questiona “para que
estudar?”. Não vêem sentido em ter conhecimento, não conseguem imaginar seu
futuro, falta perspectivas.
Quanto
aos limites, às famílias também estão perdidas, em crise, assim o problema se
reflete na escola.
Discutir
o sentido ético da convivência humana nas relações faz com que o aluno faça uma
reflexão sobre suas escolhas. O que é certo e o que é errado nas relações
sociais e práticas pessoais.
O
trabalho em relação à indisciplina deve ocorrer cotidianamente para garantir um
ambiente harmônico e de cooperação, no qual os valores sejam garantidos. O que
se deve ter na mente é que conflitos sempre vão existir, porém o modo como
vamos resolvê-los é que fará a diferença, com soluções justas e respeitosas.
Metodologia:
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Início do projeto 02/03/2020: sensibilização
com a contação de história (Jamille)
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Retomada
das regras de boa convivência, produção de cartaz para afixar na sala e de
folha digitada para colar na agenda. (A clareza do que se espera deles é
essencial para a realização da auto-avaliação e para ser justo com todos).
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Ficha para colar os adesivos no final da
semana e deixar na agenda. Após a troca de cartões, num processo de
autoavaliação, reiterado pela professora
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Cuidado !!!
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Atenção!
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É isso mesmo!!!
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Autoavaliação
diária, com a professora, ao final da aula ou, se preferir, todos já iniciam a
aula com o cartão verde, no decorrer da aula, faz-se a troca se houver o
descumprimento de regras.
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Dar o cartão para o aluno guardar na agenda:
Verde: Parabéns! Amarelo : Atenção Vermelho: Cuidado !!! .
É
responsabilidade da criança que no final da semana esteja com os 4 cartões para
devolver/ trocar com a professora. (no dia de aula especial
não será utilizado os cartões)
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Previsão das feiras de troca
(ao final de cada trimestre):
Datas previstas: 26/05; 17/09 e 03/12
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Critérios para feira de
troca:
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Nível 1- somente verde
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Nível 2 – mais de 2 amarelos (maioria amarelo)
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Nível 4- mais de 1 vermelho
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Atividades diferenciadas para refletir sobre
convivência, respeito... (a turma pode ser “premiada” quando atinge algum
objetivo proposto ou quando a professora percebe o empenho da turma, ou com
objetivo de refletir sobre atitudes que estão inadequadas, ou até mesmo como
prática semanal estabelecida para refletir sobre um tema...)
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