quinta-feira, 5 de março de 2020

Início do Projeto Boa Convivência 2020


Objetivo geral:
·         Promover o desenvolvimento pessoal e social, a autonomia e auto-estima dos alunos, buscando-se boa convivência, solidariedade, consequentemente a redução da violência entre as crianças e  um melhor aproveitamento em sala de aula.
Objetivos específicos: 
·         Que o grupo como um todo consiga demonstrar maior autonomia e sensibilidade para resolver os problemas que surgem com mais tolerância e amabilidade. 
·         Resgatar no ambiente escolar, principalmente no contexto de sala de aula, a cooperação mútua, o respeito às individualidades entre outros; entendendo que esses valores são fundamentais para uma boa convivência e para um trabalho educativo eficiente, eficaz e de melhor qualidade.
·         Reconhecer a importância, compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
·         Vivenciar os valores universais (solidariedade, respeito, colaboração...).
·         Interagir com os outros em diferentes grupos e diferentes situações, relatando suas ideias e respeitando as ideias dos outros.
·         Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e coletiva, tanto envolvendo atitudes como conhecimento.
·         Saber ouvir os outros em diferentes situações.
·         Resolver os conflitos sem brigar, procurando controlar sua impulsividade.
·         Atuar com mais autonomia nas atividades habituais e nas interações com o grupo, desenvolvendo as possibilidades de tomar iniciativa e estabelecer relações afetivas e respeitosas.
 
Justificativa:
A falta de disciplina dos alunos se comprova com o desinteresse aos estudos, com muitos alunos falantes, descomprometidos, que ignoram a presença do professor, não respeitam professores, funcionário e colegas, sem noção de limites.
Sabemos que certos comportamentos indisciplinados estão relacionados à falta de valores morais e que ninguém nasce indisciplinado.
O comportamento indisciplinado resulta de inúmeras influências que a criança recebe ao longo de seu desenvolvimento, que não estão alheias à família ou à escola, pois o aluno participa de diferentes contextos sociais e tem diferentes formas de aprender.
Segundo Vasconcellos, “sempre que pensamos em disciplina, logo nos vem à mente as ideias e limites (restrições, frustrações, interdição, proibição, etc) e de objetivos(finalidade, sentido de limite colocado). A nosso ver, a crise da disciplina escolar hoje está associada justamente à crise de objetivos e de limites que estamos vivendo”.
O aluno não consegue ter objetivos em relação aos estudos, questiona “para que estudar?”. Não vêem sentido em ter conhecimento, não conseguem imaginar seu futuro, falta perspectivas.
Quanto aos limites, às famílias também estão perdidas, em crise, assim o problema se reflete na escola.
Discutir o sentido ético da convivência humana nas relações faz com que o aluno faça uma reflexão sobre suas escolhas. O que é certo e o que é errado nas relações sociais e práticas pessoais.
O trabalho em relação à indisciplina deve ocorrer cotidianamente para garantir um ambiente harmônico e de cooperação, no qual os valores sejam garantidos. O que se deve ter na mente é que conflitos sempre vão existir, porém o modo como vamos resolvê-los é que fará a diferença, com soluções justas e respeitosas.
Metodologia:
·         Início do projeto 02/03/2020: sensibilização com a contação  de história (Jamille)

·         Retomada das regras de boa convivência, produção de cartaz para afixar na sala e de folha digitada para colar na agenda. (A clareza do que se espera deles é essencial para a realização da auto-avaliação e para ser justo com todos).

·         Ficha para colar os adesivos no final da semana e deixar na agenda. Após a troca de cartões, num processo de autoavaliação, reiterado pela professora
·         Cuidado !!!
·         Atenção!
·         É isso mesmo!!!

·          Autoavaliação diária, com a professora, ao final da aula ou, se preferir, todos já iniciam a aula com o cartão verde, no decorrer da aula, faz-se a troca se houver o descumprimento de regras.
·         Dar o cartão para o aluno guardar na agenda:
Verde: Parabéns!      Amarelo : Atenção         Vermelho: Cuidado !!! .
É responsabilidade da criança que no final da semana esteja com os 4 cartões para devolver/ trocar com a professora. (no dia de aula especial não será utilizado os cartões)

·         Previsão das feiras de troca (ao final de cada trimestre):
Datas previstas: 26/05; 17/09 e 03/12

·         Critérios para feira de troca:
·         Nível 1- somente verde
·         Nível 2 – mais de 2 amarelos (maioria amarelo)
·         Nível 4- mais de 1 vermelho

·         Atividades diferenciadas para refletir sobre convivência, respeito... (a turma pode ser “premiada” quando atinge algum objetivo proposto ou quando a professora percebe o empenho da turma, ou com objetivo de refletir sobre atitudes que estão inadequadas, ou até mesmo como prática semanal estabelecida para refletir sobre um tema...)

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