terça-feira, 17 de março de 2020

SUSPENSÃO DE AULAS REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Prefeitura de Campo Largo endurece Medidas de Prevenção ao COVID-19 e suspende aulas na Rede Municipal de Ensino

O Comitê de Prevenção ao COVID-19 – implementado pelo prefeito e pelos agentes da Saúde Municipal – informa que ficam estabelecidas alterações no fluxo dos atendimentos e serviços prestados pela Prefeitura. A partir desta quarta-feira (18/03), ficam suspensas – por 15 dias – as aulas e a abertura dos estabelecimentos de ensino da Rede Municipal de Educação. A medida é preventiva e corrobora para que o município de Campo Largo atue em consonância com todos os procedimentos adequados à prevenção do contágio comunitário do novo coronavírus (COVID-19).
Estavam presentes na reunião representantes da Transpiedade – empresa responsável pelo transporte público do município – para alinhar todas as medidas de prevenção que devem ser seguidas nos equipamentos públicos que os serviços gerem aglomeração de pessoas – neste caso, o Terminal Urbano de Campo Largo.
Em ação conjunta com todos os departamento públicos e por recomendação do Ministério Público, a Prefeitura de Campo Largo estabeleceu no sábado (14/03) que os eventos públicos, em especial os eventos escolares, estão suspensos até segunda ordem. Outra medida é a intensificação do plantão dos profissionais da Saúde e a solicitação para que as pessoas somente procurem o Centro Médico Hospitalar em casos de urgência e emergência. Os demais atendimentos permanecem nas Unidades Básicas de Saúde.
Com essas medidas iniciais, o cidadão se previne de qualquer contágio e os profissionais da Saúde conseguem atuar com melhor precisão nos casos suspeitos.
MEDIDAS DE CONTINGÊNCIA:
EDUCAÇÃO
A Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura orienta que a suspensão das aulas é provisória, podendo ser adiada por mais 15 ou 30 dias, conforme indicações do Ministério da Saúde. A medida entra em vigor a partir desta quarta-feira (18/03) e a secretária de Educação está em alinhamento com o Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul para atuar em conjunto com as medidas preventivas no âmbito da Rede Estadual de Ensino.
TRANSPORTE PÚBLICO
A assessoria da Transpiedade, através de recomendação da Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba), em conformidade com as recomendações do Ministério da Saúde, estabeleceu:
– Motoristas, cobradores e monitoras do transporte escolar estão orientados a manter janelas sempre abertas para ventilação;
– Motoristas e cobradores estão orientados a higienizarem as mãos sempre que possível, entre uma viagem e outra;
– A limpeza interna de todos os veículos já está intensificada;
– Durante o dia haverá uma equipe trabalhando na limpeza de balaústres, bancos e paredes internas dos ônibus (quando parados no Terminal Urbano de Campo Largo);
– Está intensificada a limpeza na sala de atendimento do Terminal Urbano de Campo Largo;
– Serão disponibilizados álcoois em gel 70% aos cobradores que trabalham no Tubo Ferrari e nas catracas do Terminal Urbano de Campo Largo;
– Os fiscais estão preparados para orientar integralmente sobre a necessidade das medidas preventivas.
GOVERNO MUNICIPAL
O prefeito de Campo Largo, Marcelo Puppi, ressalta que é preciso ter cautela nesta ocasião de pandemia, mas afirma que precisa endurecer as medidas de prevenção à população. Embora o patamar do risco Brasil ser menos enérgico que outros países, o combate ao novo coronavírus é adotado como políticas pública de prevenção à doença e, se preciso, será abordado como política pública de emergência. O prefeito ainda reforça que embora as condições climáticas do Brasil sejam diferentes das condições dos países do hemisfério norte, as medidas preventivas tomadas são as mesmas e seguidas à risca das recomendações do Ministério da Saúde, para que Campo Largo evite ao máximo os casos da doença.
O Ministério da Saúde afirma que sem essas medidas de isolamento e erradicação das aglomerações de pessoas (inclusive nas escolas), o número de infectados pode dobrar a cada três dias.
As medidas são para contenção e o distanciamento social se faz necessário e já comprovou, em países como a Itália por exemplo, que o contágio diminui bem como a incidência de casos que possam evoluir para quadros mais graves, sobrecarregando ainda mais o Sistema de Saúde.
As escolas municipais e os CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) param com as atividades nesta quarta-feira (16/03). Mais informações serão repassadas à imprensa e no site da Prefeitura de Campo Largo. A medida vale para 15 dias, a contar da data de 18/03/2020.
ATENÇÃO: Evitar aglomerações e permanecer em prévio isolamento domiciliar, em especial os grupos de risco: crianças, idosos e doentes.
(Fontes: Ministério da Saúde e Comitê de Prevenção ao COVID-19 de Campo Largo)

sexta-feira, 6 de março de 2020

Novo parque

Ontem recebemos um novo parque para a Educação Infantil, acredito que os alunos gostaram e muito do novo brinquedo.








Aula sobre o Sol, sombra e localização

A turma do 4° ano realizou uma aula prática sobre o sol, a sombra e a localização. Os alunos construiram um relógio de Sol para conseguirem entender o conteúdo estudado em sala de aula.




Aulas de Arte

Neste mês de fevereiro a professora de artes Samara realizou diversas atividades criativas e muito animadas com os alunos de todas as turmas, seguem abaixo algumas destas aulas:


No 3° ano trabalhou a música: "Eu sou um pirata de perna de pau de olho de vidro de cara de mau"






Também realizou uma contação de histórias com cachinhos dourados e confecção da família urso papai, mamãe e filho.




quinta-feira, 5 de março de 2020

Reabertura da Biblioteca para 2020


Iniciando hoje, 04 de março, mais uma etapa das atividades da Biblioteca Escolar, de acesso apenas aos alunos da escola. Assim a partir desta data os alunos começaram a levar toda quarta feira um livro para leitura em casa, pedimos o apoio dos senhores em auxilia-los no cuidado e preservação do livro. A data de entrega do livro também será toda quarta feira, exceto em feriados ou recessos. Assim o aluno só poderá levar outro livro para casa após devolver corretamente o livro anterior. Em casos de extravio, perca do livro, a família DEVERÁ PAGAR UMA TAXA DE R$ 10,00, como contribuição para compra de outro exemplar, mas enquanto não efetuar o pagamento o aluno não poderá levar outros livros embora. Dar oportunidade para uma criança conhecer o mundo encantado dos livros é um dos papéis fundamentais da família e da escola.


Neste dia para comemorar iniciamos com uma contação dos livros: "Calma Camaleão e Vira e Mexe"  foi divertido.


 

Início do Projeto Boa Convivência 2020


Objetivo geral:
·         Promover o desenvolvimento pessoal e social, a autonomia e auto-estima dos alunos, buscando-se boa convivência, solidariedade, consequentemente a redução da violência entre as crianças e  um melhor aproveitamento em sala de aula.
Objetivos específicos: 
·         Que o grupo como um todo consiga demonstrar maior autonomia e sensibilidade para resolver os problemas que surgem com mais tolerância e amabilidade. 
·         Resgatar no ambiente escolar, principalmente no contexto de sala de aula, a cooperação mútua, o respeito às individualidades entre outros; entendendo que esses valores são fundamentais para uma boa convivência e para um trabalho educativo eficiente, eficaz e de melhor qualidade.
·         Reconhecer a importância, compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
·         Vivenciar os valores universais (solidariedade, respeito, colaboração...).
·         Interagir com os outros em diferentes grupos e diferentes situações, relatando suas ideias e respeitando as ideias dos outros.
·         Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os problemas, de forma individual e coletiva, tanto envolvendo atitudes como conhecimento.
·         Saber ouvir os outros em diferentes situações.
·         Resolver os conflitos sem brigar, procurando controlar sua impulsividade.
·         Atuar com mais autonomia nas atividades habituais e nas interações com o grupo, desenvolvendo as possibilidades de tomar iniciativa e estabelecer relações afetivas e respeitosas.
 
Justificativa:
A falta de disciplina dos alunos se comprova com o desinteresse aos estudos, com muitos alunos falantes, descomprometidos, que ignoram a presença do professor, não respeitam professores, funcionário e colegas, sem noção de limites.
Sabemos que certos comportamentos indisciplinados estão relacionados à falta de valores morais e que ninguém nasce indisciplinado.
O comportamento indisciplinado resulta de inúmeras influências que a criança recebe ao longo de seu desenvolvimento, que não estão alheias à família ou à escola, pois o aluno participa de diferentes contextos sociais e tem diferentes formas de aprender.
Segundo Vasconcellos, “sempre que pensamos em disciplina, logo nos vem à mente as ideias e limites (restrições, frustrações, interdição, proibição, etc) e de objetivos(finalidade, sentido de limite colocado). A nosso ver, a crise da disciplina escolar hoje está associada justamente à crise de objetivos e de limites que estamos vivendo”.
O aluno não consegue ter objetivos em relação aos estudos, questiona “para que estudar?”. Não vêem sentido em ter conhecimento, não conseguem imaginar seu futuro, falta perspectivas.
Quanto aos limites, às famílias também estão perdidas, em crise, assim o problema se reflete na escola.
Discutir o sentido ético da convivência humana nas relações faz com que o aluno faça uma reflexão sobre suas escolhas. O que é certo e o que é errado nas relações sociais e práticas pessoais.
O trabalho em relação à indisciplina deve ocorrer cotidianamente para garantir um ambiente harmônico e de cooperação, no qual os valores sejam garantidos. O que se deve ter na mente é que conflitos sempre vão existir, porém o modo como vamos resolvê-los é que fará a diferença, com soluções justas e respeitosas.
Metodologia:
·         Início do projeto 02/03/2020: sensibilização com a contação  de história (Jamille)

·         Retomada das regras de boa convivência, produção de cartaz para afixar na sala e de folha digitada para colar na agenda. (A clareza do que se espera deles é essencial para a realização da auto-avaliação e para ser justo com todos).

·         Ficha para colar os adesivos no final da semana e deixar na agenda. Após a troca de cartões, num processo de autoavaliação, reiterado pela professora
·         Cuidado !!!
·         Atenção!
·         É isso mesmo!!!

·          Autoavaliação diária, com a professora, ao final da aula ou, se preferir, todos já iniciam a aula com o cartão verde, no decorrer da aula, faz-se a troca se houver o descumprimento de regras.
·         Dar o cartão para o aluno guardar na agenda:
Verde: Parabéns!      Amarelo : Atenção         Vermelho: Cuidado !!! .
É responsabilidade da criança que no final da semana esteja com os 4 cartões para devolver/ trocar com a professora. (no dia de aula especial não será utilizado os cartões)

·         Previsão das feiras de troca (ao final de cada trimestre):
Datas previstas: 26/05; 17/09 e 03/12

·         Critérios para feira de troca:
·         Nível 1- somente verde
·         Nível 2 – mais de 2 amarelos (maioria amarelo)
·         Nível 4- mais de 1 vermelho

·         Atividades diferenciadas para refletir sobre convivência, respeito... (a turma pode ser “premiada” quando atinge algum objetivo proposto ou quando a professora percebe o empenho da turma, ou com objetivo de refletir sobre atitudes que estão inadequadas, ou até mesmo como prática semanal estabelecida para refletir sobre um tema...)

·       











DIA DE BIBLIOTECA É ASSIM, SÓ FESTA

 TODA SEMANA É UMA FESTA O DIA DA BIBLIOTECA É ALEGRIA PARA QUASE TODOS OS ALUNOS.