2° Edição do Projeto Boa Convivência
Nesta segunda feira dia 11 iniciamos mais uma versão do projeto Boa Convivência, para dar abertura as atividades tivemos uma Contação de Histórias: "O dia em que um monstro veio até a escola" com a Secretária Jamile.
Segue abaixo o projeto para conhecimento dos pais:
Objetivo
geral:
·
Promover o desenvolvimento
pessoal e social, a autonomia e auto-estima dos alunos, buscando-se boa
convivência, solidariedade, consequentemente a redução da violência entre as
crianças e um melhor aproveitamento em
sala de aula visto que esses alunos (as) estão em processo de alfabetização.
Objetivos específicos:
·
Que o grupo como um todo
consiga demonstrar maior autonomia e sensibilidade para resolver os problemas
que surgem com mais tolerância e amabilidade.
·
Resgatar no ambiente escolar,
principalmente no contexto de sala de aula, a cooperação mútua, o respeito às
individualidades entre outros; entendendo que esses valores são fundamentais
para uma boa convivência e para um trabalho educativo eficiente, eficaz e de
melhor qualidade.
·
Reconhecer a importância,
compreender, valorizar e utilizar as regras mínimas de boa convivência.
·
Vivenciar os valores universais
(solidariedade, respeito, colaboração...).
·
Interagir com os outros em
diferentes grupos e diferentes situações, relatando suas ideias e
respeitando as ideias dos outros.
·
Dispor-se a buscar soluções pacíficas para os
problemas, de forma individual e coletiva, tanto envolvendo atitudes como
conhecimento.
·
Saber ouvir os outros em
diferentes situações.
·
Resolver os conflitos sem
brigar, procurando controlar sua impulsividade.
·
Atuar com mais autonomia nas atividades
habituais e nas interações com o grupo, desenvolvendo as possibilidades de
tomar iniciativa e estabelecer relações afetivas e respeitosas.
Justificatica:
A
falta de disciplina dos alunos se comprova com o desinteresse aos estudos, com
muitos alunos falantes, descomprometidos, que ignoram a presença do professor,
não respeitam professores, funcionário e colegas, sem noção de limites.
Sabemos
que certos comportamentos indisciplinados estão relacionados à falta de valores
morais e que ninguém nasce indisciplinado.
O
comportamento indisciplinado resulta de inúmeras influências que a criança
recebe ao longo de seu desenvolvimento, que não estão alheias à família ou à
escola, pois o aluno participa de diferentes contextos sociais e tem diferentes
formas de aprender.
Segundo
Vasconcellos, “sempre que pensamos em disciplina, logo nos vem à mente as
ideias e limites (restrições, frustrações, interdição, proibição, etc) e de
objetivos(finalidade, sentido de limite colocado). A nosso ver, a crise da
disciplina escolar hoje está associada justamente à crise de objetivos e de
limites que estamos vivendo”.
O
aluno não consegue ter objetivos em relação aos estudos, questiona “para que
estudar?”. Não vêem sentido em ter conhecimento, não conseguem imaginar seu
futuro, falta perspectivas.
Quanto
aos limites, às famílias também estão perdidas, em crise, assim o problema se
reflete na escola.
Discutir
o sentido ético da convivência humana nas relações faz com que o aluno faça uma
reflexão sobre suas escolhas. O que é certo e o que é errado nas relações
sociais e práticas pessoais.
O
trabalho em relação à indisciplina deve ocorrer cotidianamente para garantir um
ambiente harmônico e de cooperação, no qual os valores sejam garantidos. O que
se deve ter na mente é que conflitos sempre vão existir, porém o modo como
vamos resolvê-los é que fará a diferença, com soluções justas e respeitosas.
Metodologia:
·
Início do projeto: contação de história
(Jamile) “O monstrinho que
queria ir à escola”.
·
Retomada
das regras de boa convivência, produção de cartaz para afixar na sala. (A
clareza do que se espera deles é essencial para a realização da auto-avaliação
e para ser justo com todos).
·
Cartaz com os adesivos para colar na agenda no
final da semana, após a troca de cartões, num processo de autoavaliação,
reiterado pela professora
·
Cuidado !!!
|
·
Atenção!
|
·
É isso mesmo!!!
|
·
Autoavaliação diária, com a professora
chamando os grupos para vir até a frente, iniciando com o verde. Caso o
aluno(a) não tenha se comportado de acordo com aquela cor, relembrar, de forma
carinhosa, que ele não cumpriu com essa ou aquela regra, que nesse dia não
merece aquela cor de cartão. Dar o cartão para o aluno guardar na agenda:
Verde: Parabéns! Amarelo : Atenção Vermelho: Cuidado !!! .
É
responsabilidade da criança que no final da semana esteja com todos os cartões
para devolver/ trocar com a professora.
· Na sexta feira foi enviado aos pais um bilhete comunicando como o projeto funciona.
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Senhores
pais ou responsáveis
Estamos enfrentando alguns problemas
de indisciplina em sala de aula que atrapalham o bom desempenho das aulas e o
aproveitamento dos alunos(as). Diante disso implantaremos o projeto “ ... , que funcionará da seguinte maneira:
todo final de aula seu filho(a) fará uma autoavaliação junto com a professora e
receberá um cartão:

Parabéns! Seu comportamento hoje foi exemplar. Continue assim!
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Cuidado!
Seu comportamento tem nos deixado tristes, pois tem atrapalhado o seu
aprendizado e também de seus colegas. Você precisa melhorar, cumprir todas
as regras e ficar mais atento às aulas.
Na sexta-feira, serão avaliados os 4
cartões que a criança recebeu durante a semana (no dia de aulas especiais não
serão usados os cartões) e o aluno(a) terá direito a trocá-los por um adesivo
que faz referência ao seu comportamento durante a semana e colar na agenda.
No final de um período (de maio a junho),
conforme as figurinhas recebidas, haverá uma “feirinha” onde os alunos(as)
escolherão um brinde conforme os adesivos recebidos.
Pedimos que acompanhem o desempenho
de seu filho(a) e conversem, elogiando ou repreendendo conforme os cartões que
ele recebe diariamente.
Gratos
pela compreensão,
Equipe
pedagógica
·
Previsão das feiras de troca:
Março a maio – 20/05 -
segunda-feira
Maio a agosto – 12/08 - segunda-feira
Agosto a outubro – 21/10 - segunda-feira
Outubro a dezembro- 09/12 - segunda-feira
·
No dia da “feira de troca”, os alunos serão presenteados com
uma contação de história no início da aula.
·
Atividades diferenciadas para refletir sobre
convivência, respeito... (a turma pode ser “premiada” quando atinge algum
objetivo proposto ou quando a professora percebe o empenho da turma, ou com
objetivo de refletir sobre atitudes que estão inadequadas, ou até mesmo como
prática semanal estabelecida para refletir sobre um tema...)
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